LUDUTOPIA

domingo, 12 de abril de 2015

"The Terrible Thing That Happened to Barnaby Brocket", de John Boyne


Autor: John Boyne
Ilustrador: Oliver Jeffers
Editora: Doubleday Childrens
Nº de páginas: 278

Sinopse:
There's nothing unusual about the Brockets. Normal, respectable, and proud of it, they turn up their noses at anyone strange or different. But from the moment Barnaby Brocket comes into the world, it's clear he's anything but ordinary. To his parents’ horror, Barnaby defies the laws of gravity - and floats.



Opinião:
Há algum tempo atrás comecei a ficar curioso em saber como seria ler um livro noutra língua, mas devido às minhas inseguranças nunca avancei com esta vontade. Depois de esperar pelo "momento certo", que na verdade nem existe, e de andar a ver vídeos sobre o assunto, ganhei coragem e enfrentei o desafio. Decidi começar por uns dos autores que me impulsionou o gosto pela leitura, John Boyne. Quem sabe se não me fará também gostar de ler em inglês, pensei eu. Recebi no natal o livro "The Terrible Thing That Happened to Barnaby Brocket" e comecei a leitura semanas depois.
À semelhança de "O Rapaz do Pijama à Riscas", do mesmo autor, adorei acompanhar as aventuras do protagonista, também criança. Mas antes de escrever sobre ele, convém apresentar-vos os pais do mesmo, já que é assim que o livro começa! Alistair e Eleanor são duas pessoas perfeitamente normais, que fazem coisas normais, têm profissões normais, são vizinhos normais, têm uma família normal, uma vida perfeitamente normal... até ao dia em que nasce o terceiro filho, Barnaby. Os pais do protagonista, tal como os tios de Harry Potter, ficaram incomodados com a presença de alguém na família com uma habilidade pouco comum: flutuar. A situação agravou-se quando perceberam que, de facto, o filho nasceu assim e não flutua apenas por birra ou para irritar os pais. É esse mote do livro: como pais, extremamente normais, reagem perante um filho "nada normal". Cheguei mesmo a irritar-me com o comportamento dos Brocket! Não sei se teria a mesma vontade de continuar naquela família depois da terrível coisa que aconteceu com o Barnaby.
"The Terrible Thing That Happened to Barnaby Brocket" é um livro que nos ensina sobre as diferenças e como a sociedade age perante as mesmas, sejam de carácter físico, sexual ou simplesmente o estilo de vida que cada um quer para si. Com uma escrita simples, mas ao mesmo tempo cativante, John Boyne, conseguiu transmitir a mensagem que queria. A versão de normal para um não é a mesma para outro, o que não significa que estejamos errados.
O autor conseguiu criar personagens diferentes e ao mesmo tempo iguais. Todos eles foram pressionados por alguém para serem isto ou aquilo... e não foram, até mesmo os pais de Barnaby. Já dizia o pequeno Brocket, e muito bem, "you have to go the way the wind blows". John Boyne ainda nos deslumbrou com algumas referências literárias lidas pelo protagonista, desde Charles Dickens a José Saramago. Para além disso, quando o cão dos Brocket foi apresentado fiquei intrigado com o nome do animal, Captain W. E. Johns. Fui pesquisar sobre o assunto e descobri que existe um piloto inglês e escritor de histórias de aventuras chamado William Earl Johns. John Boyne, para além de me partir o coração com protagonistas inocentes, ainda me ensina História. De facto, é curioso o cão ter o nome de um homem importante nas áreas em que ficou conhecido, tendo em conta o desfecho da história de Barnaby!
A narrativa foi acompanhada por ilustrações bastante leves e bonitas. Oliver Jeffers conseguiu captar a doçura do protagonista. Juntar a sensibilidade de Boyne com a leveza de Jeffers tornou o livro bastante interessante e bonito de se ver. É um excelente livro para os mais pequenos (e graúdos!) e para quem quer iniciar-se numa outra língua. Adorei a experiência e pretendo continuar! Estava indeciso entre 4 ou 5 cravos, mas optei pela classificação máxima, já que a estética do livro também conta e, esta edição, é em capa dura, acompanhado de uma jacket.








Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário